Linhas de Ação

08:23 casainacianadajuventude 0 Comments

1. Espiritualidade

“Ver Deus em todas as coisas e em todas as coisas ver Deus”

A dimensão da espiritualidade é fundamental para o pleno desenvolvimento e atuação dos jovens. 

A partir da espiritualidade proposta por Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, os jovens são chamados a fazer da vida uma oração.

Compreende-se, aqui, a dimensão espiritual enquanto reflexiva e contemplativa, mas também promotora de ações transformadoras na vida pessoal e comunitária dos jovens.

2. Formação

Entendemos a formação enquanto um processo contínuo, que se dá nos mais diversos espaços e formatos.


Todas as experiências e atividades promovidas pela Casa Inaciana da Juventude configuram-se enquanto momentos de formação e construção de saberes e aprendizados e visam possibilitar a troca de experiências e saberes entre os jovens.


3. Arte, Cultura e Esporte:


A CIJ tem também essas três importantes dimensões da vida como linhas de ação, reconhecendo e valorizando o esporte, a arte e a cultura como mecanismos potentes de socialização e aprendizado.


Essas linguagens e expressões configuram-se, também, como uma forma de comunicação direta entre os jovens e incentiva que a criatividade, o cuidado com a mente e o corpo sejam princípios intrínsecos da vida dos jovens.



4. Missão e Voluntariado



A CIJ busca envolver os jovens no comprometimento da defesa dos direitos humanos, dos povos, das culturas e dos setores marginalizados da sociedade.

Através das mais diversas atividades, a Casa Inaciana da Juventude visa possibilitar a construção de uma educação e ação dos jovens para a convivência com o outro, impulsionando-os (as) a se organizarem e incentivando-os (as) à partilha de bens com vistas à comunhão e à participação.


5. Acompanhamento Vocacional


Muitas atividades da Casa Inaciana da Juventude contemplam a dimensão do acompanhamento vocacional. Busca-se tanto promover uma iniciação dos (as) jovens em seu processo de despertar vocacional, quanto acompanhar o jovem em seu discernimento vocacional.


0 comentários: