Voluntariado Universitário 2017 acontece em Vazantes - CE

11:57 casainacianadajuventude 0 Comments


No dia 3 de julho um grupo formado por jovens universitários (as) iniciou o Voluntariado em Vazantes, no Ceará. Os (as) jovens são estudantes das Universidades Comillas e Deusto, da Espanha, e da UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco, que, pela terceira vez, articula a realização dessa atividade. Essa experiência se insere no Programa de Voluntariado Universitário da UNICAP (VOU), em parceria com o Programa Magis Brasil, junto à outras experiências nas cidades de Natal e João Pessoa. 
            Antes de partirem para o local onde farão o voluntariado, os (as) jovens foram acolhidos no Centro Magis Inaciano da Juventude - CIJ, em Fortaleza, onde participaram de momentos de integração e de uma explanação sobre o Programa MAGIS Brasil e a proposta de Voluntariado Jovem que vem sendo implementada no país, a partir dos Centros, Casas e Espaços MAGIS.
            Em Vazantes, durante um mês, os (as) universitários (as) se dedicarão às atividades junto ao Fé e Alegria, que desenvolve ações de educação popular, arte, cultura, esporte e desenvolvimento comunitário na região. Segundo João Elton, jesuíta responsável por articular a experiência e acompanhar o grupo, “os (as) voluntários oferecerão oficinas de espanhol, cidadania e esportes, canto e música, arte e criatividade e dança; além disso, a comunidade também oferecerá os seus dons aos voluntários, através da oferta de oficinas de libras, capoeira e português instrumental para os espanhóis”. O jesuíta afirma ainda que “haverá também momentos de convivência e partilha dos voluntários com os estudantes universitários de Vazantes”.
            Para as jovens Julia, Macarena e Blanca: “A experiência está sendo muito gratificante e estamos seguras de que nos ajudará a crescer como pessoas”. Elas afirmam que “sentem-se acolhidas como se fossem da família” e que “é um privilégio aprender a cultura e o idioma e participar de um trabalho educativo tão importante que é o Fé e Alegria, com grande impacto na região”.
            Pedro Rubens, jesuíta e reitor da UNICAP, partilhou que a “intuição básica desse voluntariado é a troca de saberes, onde os universitários realizam oficinas e ensinam algo e as crianças e adolescentes do Fé e Alegria também ensinam o que sabe, como português, maracatu, capoeira e danças regionais... tudo isso terá culminância com um festival organizado pela comunidade, que acontecerá no último sábado de julho”.  O jesuíta conclui que, nessa experiência, “a meninada fia feliz, os jovens mergulham na vida do interior e todos fazem uma experiência sem fronteiras de culturas, de línguas e de encontros”.
            O Voluntariado Jovem é um dos Eixos do Programa MAGIS e tem como desafio colaborar na articulação das diversas iniciativas já existentes, bem como incentivar e promover o Voluntariado enquanto uma ferramenta de atuação dos (as) jovens e transformação social.  Essa iniciativa possibilita a construção de uma cultura de voluntariado, onde, a partir de uma experiência concreta de ação e doação, os (as) jovens reflitam sobre as possibilidades de atuação pessoal e profissional, a partir dos princípios de promoção da paz e da justiça social.















“A.M.D.G"

0 comentários: