Centro Magis Inaciano da Juventude realizou Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ)

11:53 casainacianadajuventude 0 Comments



            Entre os dias 26 e 28 de maio, no “Mosteiro dos Jesuítas”, em Baturité (CE), cerca de quarenta jovens fizeram uma experiência de oração pessoal a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, cujo intuito é ajudar aos (às) a tomarem consciência de si, a encontrar Deus em sua história e a assumir o Seu chamado para o seguimento de Jesus Cristo.
            Para ajudar aos (às) jovens no aprofundamento de sua espiritualidade, foram criados os Exercícios Espirituais Para Jovens (EEJ). Organizados em cinco etapas, os EEJ visam possibilitar aos (às) jovens uma experiência pessoal de oração, de forma profunda e dinâmica, onde os (as) participantes são convidados (as) a se abrirem para o envolvimento com o Projeto de Deus, através do amor e do serviço aos irmãos e irmãs.
            O acompanhamento espiritual e metodologia do retiro foi compartilhada entre os jesuítas e as irmãs da Congregação Filha de Jesus, parceira e colaboradora do CIJ. Os pontos de oração desse EEJ corresponderam à primeira e segunda etapa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, que foram vivenciados pelos (as) jovens a partir de uma metodologia pensada especificamente para essa faixa etária, com o intuito de possibilitar uma plena experiência de oração e silêncio.
            Um dos jovens, ao final do retiro, compartilhou: "O que agora está dentro da minha cabeça e me faz continuar desejando prosseguir com as outras etapas dos EE passam primeiramente por dentro de mim, isto é, pelo meu coração."
            Para Agnaldo Duarte, diretor do CIJ, os EEJ ajudam aos (às) jovens a “escutarem o seu próprio ritmo e tentar viver segundo ele, ouvindo atentamente o que emana de si.” Afinal, completa o jesuíta, “muito daquilo que fazemos é simplesmente imitação, dever imaginário ou falsas ideias acerca do que uma pessoa deve ser... A única certeza em como viver e o que fazer só pode provir das fontes que brotam lá no fundo de nós. Dessa forma, os execícios espirituais são uma metodologia de ouvir a si mesmo e a Deus”, completou.
            Espiritualidade é uma das linhas de ação do Centro Magis Inaciano da Juventude, que tem como desafio possibilitar experiências profundas e transformadoras de oração, a partir de um olhar juvenil de viver a fé. Os EEJ são uma das várias atividades que compõem essa linha de ação, que também conta com Manhã de Oração, Missa “Convivium”, Semana de Oração Acompanhada (SOA), dentre outras.
            A segunda e terceira etapas do EEJ estão previstas para acontecerem em novembro de 2017.

















“A.M.D.G"

0 comentários: