Convivium realizada junto a pessoas em situação de rua

11:26 casainacianadajuventude 0 Comments


    No dia 9 de outubro o Centro Magis Inaciano de Juventude realizou um momento de encontro e celebração junto às pessoas que vivem em situação de rua no centro da capital cearense.
Partilhar a vida, as dificuldades, o alimento e celebrar resume as ações que aconteceram ao longo da manhã do último domingo.
Jovens que participam do Centro Magis, voluntários (as) e paroquianos (as) da Paróquia Cristo Rei realizaram doações de refeições e estiveram junto às pessoas para conviver, partilhar e conhecer  a sua realidade. Além disso, profissionais da saúde, voluntários, realizaram exames médicos simples.

O Convivium deste mês assumiu características diferentes das que já conhecemos. A proposta é que a celebração da vida e da partilha aconteça em meio à situações onde vários direitos são negados, como forma de sensibilização, resistência, encontro e promoção da justiça.

Segundo Padre Agnaldo Duarte, SJ, "Agradecimento é a palavra que fica depois de uma manhã marcada por gestos gratuitos. A nossa missa Convivium deste mês aconteceu no centro da cidade de Fortaleza com a população em situação de rua. Uma pessoal em situação de rua nos dizia: "Quando vocês vierem para a rua não venham com uma postura armada, superior, buscando conseguir algo, sugar algo das pessoas. Venham para oferecer, para gentilmente entregar às pessoas as qualidades da sua simples presença". 

À experiência da Convivium com a população em situação de rua foi um modo de oferecer um olhar contemplativo é um ouvido atento. Muitas pessoas precisam só disso, serem olhadas, contempladas e ouvidas sem nenhum juízo de valor. Uma escuta suave e presente. Dessa forma vamos criando pontes, rompendo barreiras e estreitando os laços humanos que nos unem. Com esses gestos fomos tocados e de alguma forma conectados com o outro que foi reascendo o mistério da vida". 


 




“A.M.D.G"

0 comentários: