Conjuntura Política é tema de debate na Casa Inaciana da Juventude

11:51 casainacianadajuventude 0 Comments


Manifestações, impeachment, corrupção, movimentos sociais, organização, liberdade de expressão, democracia, eleição, política. Essas foram palavras-chave no debate que aconteceu no dia 15 de março, na Casa Inaciana da Juventude (CIJ), organizado pelo Grupo Universitários (as) da CIJ.
Animados pelos acontecimentos políticos desencadeados, em parte, pelas manifestações de junho de 2013, o Grupo de Universitários escolheu aprofundar as reflexões sobre a conjuntura política brasileira.
O debate contou com a colaboração de três convidados: Luizete Vicente (militante do Movimento Negro, integrante do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, estudante de Comunicação Social), Rodrigo Santaella (Mestre em Ciência Política, integrante do diretório estadual do Partido Socialismo e Liberdade, professor do Instituto Federal do Ceará) e Ricardo Moura (Jornalista, Doutorando em Sociologia – UFC).
Para Jonas Santos, um dos jovens coordenadores do Grupo Universitários, “a presença dos três convidados não buscou uma polarização do debate, mas principalmente, a possibilidade de uma leitura ampla e diversa acerca do momento vivido no Brasil”.
Ao longo do debate, assuntos como reforma política, taxação das fortunas, revisão da dívida externa, direito à cidade e engajamento político foram recorrentes. Para Rafael Furtado, SJ, responsável por acompanhar o Grupo Universitários, “o encontro possibilitou um esclarecimento sobre o que acontece atualmente no país e mostrou a importância e urgência da reforma política”.



O Grupo Universitários reúne-se mensalmente e tem como objetivo promover o diálogo de universitários, católicos ou não, com a fé cristã, a partir de ações sociais, espirituais, culturais, dentre outros.














Fotos: Régis Torquato

“A.M.D.G"

0 comentários: